Mato Grosso, Domingo, 05 de Maio de 2024     
Novo Portal
Abertura do Festival das Águas contará com a presença de Gérard Moss
Abertura do Festival das Águas contará com a presença de Gérard Moss
11/11/2003 10:56:30
por Coordenadoria de Comunicação Social

A convite da comissão organizadora do Festival Ecológico e Cultural das Águas de Mato Grosso- Águas do Pantanal, uma realização da Unemat, que acontecerá em Cáceres, 220 km da capital, entre os dias 13 e 16 deste mês, Gérard Moss e sua mulher Margi pousarão em Cáceres, no Rio Paraguai, na próxima quinta-feira (13) por volta das 14 h em seu hidroavião anfíbio Lake Renegade 250, especialmente adaptado e transformado em laboratório aéreo, que conta com tecnologia de ponta para colher e analisar amostras d`água durante o vôo.

Depois de sobrevoar durante 15 dias a bacia do Rio Paraná e coletar amostras de água em 100 pontos no interior de Minas, São Paulo e Paraná, avaliando problemas como a degradação do Médio Tietê e o desmatamento generalizado na beira dos rios, o aviador está iniciando pela região Centro-Oeste a segunda campanha do projeto Brasil das Águas.

Cáceres não estava em seu roteiro, mas após Moss ficar sabendo do evento que a Universidade do Estado de Mato Grosso está organizando, e ter sido convidado, algumas adaptações em sua agenda foram feitas. Segundo Solange Ikeda, pró-reitora de Extensão e Cultura da Unemat, que é responsável pela organização do Festival, ele fez questão em ajustar sua agenda para estar em Cáceres no dia 13, e principalmente, para participar da abertura do Festival e contribuir nas discussões sobre os recursos hídricos de MT.

A proposta do Festival é valorizar a cultura local e criar um espaço para discussões sobre a necessidade de fomentações de políticas de conservação dos recursos hídricos. Esse será o primeiro de uma série que contemplará as águas do Pantanal, Araguaia e Amazônia.

Para esta comemoração, uma equipe formada pela administração superior da Universidade, docentes, acadêmicos, integrantes dos movimentos sociais, produtores culturais e comunidade em geral está se reunindo para a construção de um evento científico, cultural, artístico e esportivo. A intenção é fazer da cidade de Cáceres um grande palco para as apresentações de grupos folclóricos e culturais, artistas locais e personalidades de renome nas áreas da pesquisa e direitos humanos.

Brasil das Águas

A segunda campanha do projeto Brasil das Águas começou no dia 4 deste mês, quando Gerard e Margi decolaram do Rio de Janeiro rumo a Brasília. O roteiro de vôos e coletas, de 6 a 21 de novembro, passa por cidades como Cuiabá e Cáceres. O Brasil das Águas conta com o patrocínio master da Petrobras (fornecedora exclusiva do combustível), o co-patrocínio da Embratel e tem parcerias com a Agência Nacional das Águas (ANA) e a Cia. Vale do Rio Doce.

O Brasil das Águas se destaca também pela tecnologia envolvida no processo de coleta, análise e transmissão de dados. Por meio de um avançado Sistema de Informações Geográficas (SIG), combinação de software, hardware, imagens de satélite e bancos de dados, integrados ao site do projeto (http://www.brasildasaguas.com.br), é permitido a cientistas, estudantes e demais interessados na pesquisa não apenas visualizar as peculiaridades dos locais analisados, mas acessar gratuitamente dados detalhados sobre a expedição.

É possível ainda navegar por imagens de satélite sobre o Brasil, visualizando dados geo-políticos, textos, gráficos, tabelas e fotografias, assim como os resultados preliminares das análises da água. Cada ponto de coleta é registrado em fotos aéreas realizadas por micro-câmeras instaladas no avião, em imagens georreferenciadas por GPS.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24692 | Impressões: 139514
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada